Lesão Menisco

O menisco está localizado dentro dos joelhos, com a responsabilidade de amortecer as cargas. Trata-se de uma cartilagem, que ajuda na inserção do fêmur, sobre a tíbia, elevando a região de contato entre ambos os ossos. Os joelhos possuem dois meniscos: medial (interno) e lateral (externo).

Grande parte das lesões no menisco acontece após os 40 anos de idade, momento em que há algum grau de desgaste dos meniscos, o que os torna mais frágeis. No entanto, os jovens também podem apresentar essa lesão, que comumente está relacionado à ruptura de ligamento cruzado anterior associado a mecanismo de trauma.

Há alguns tipos de lesões no menisco, que são muito diferentes. Compreender as lesões é muito importante para definir a melhor opção de tratamento, por isso, as características devem ser observadas.

É importante analisar alguns fatores, como: qual menisco foi acometido, onde ocorreu a lesão e qual a morfologia da lesão. Outro fato que deve ser considerado é como aconteceu a lesão no menisco, que pode ser de maneira traumática ou degenerativa.

Imagem Lesão menisco

Sintomas da lesão no menisco

Os principais sintomas da lesão no menisco incluem a dor localizada sobre a lesão, que se torna pior com movimentos ou esforço. A região da dor varia, conforme o menisco acometido.

Diagnóstico e tratamento da lesão no menisco

O exame mais utilizado para detectar a lesão no menisco é a ressonância magnética, que traz informações sobre as características, localização e tamanho da lesão. Além disso, a radiografia simples também é importante para outras avaliações que acompanham a lesão, como a artrose no joelho, por exemplo.

Para finalizar o diagnóstico, é necessário reunir análises da história clínica, exame físico e de imagem. Comumente, as lesões simples não necessitam de tratamento, mas precisam ser acompanhadas, visto que podem ser relacionadas com outros problemas.

Avaliar todas as características da lesão é importante para indicar o melhor tratamento. Algumas lesões, em especial as degenerativas, podem não proporcionar sintomas, dessa forma, são descobertas de maneira incidental, ao investigar outras dores, que não estão relacionadas.

O tratamento não cirúrgico deve ser considerado em casos de dores nos joelhos de início gradual, dor mal localizada ou quando há aspecto degenerativo. As lesões no menisco também podem ser tratadas cirurgicamente, por meio da ressecção da lesão ou sutura do menisco.

Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo!

Open chat