Lesões Esportivas

Toda pessoa que realiza atividades esportivas está sujeita às lesões provenientes dessa prática. Há diversos mecanismos de lesões, que podem ser classificados como: estiramentos e entorses, fraturas e deslocamentos, trauma ou excesso de uso.

Grande parte das lesões também podem ocorrer durante a realização de atividades da rotina, ou acidentes. No entanto, no caso dos atletas, é necessário modificar as falhas que causam as lesões, evitando assim as consequências.

Imagem Lesões Esportivas

Mecanismos das lesões esportivas

Uma das principais causas de lesões esportivas é provocado pelo acúmulo de estresse causado pelo uso em excesso e repetitivo. Pode causar traumas em diversos locais, como os músculos, tendões, cartilagens, ligamentos, ossos, entre outros.

O trauma fechado provoca lesões como fraturas, concussões e tecidos moles. Geralmente envolvem colisões de alto impacto, golpes diretos ou quedas.

Por sua vez os estiramentos são lesões nos músculos que ocorrem principalmente nos movimentos excêntricos.

As lesões esportivas, como quaisquer outras, causam dores, que podem ser leves ou graves. Os sintomas podem ser combinados com edema, calor, sensibilidade, perda de mobilidade e equimose.

Diagnóstico e tratamento das lesões esportivas

O diagnóstico pode ser feito por meio da avaliação da história do paciente, exame físico e exames de imagem (radiografia, tomografia ou ressonância magnética) em alguns casos.

O tratamento consiste no repouso, compressas de gelo, controle da dor, elevação do membro afetado, medicamentos e o retorno gradual para as atividades físicas.

É importante evitar por um período a realização da atividade que causou a lesão, mesmo após a cicatrização.

No caso dos atletas competitivos, é possível a realização de um programa gradual de exercícios e fisioterapia, com o objetivo de restaurar a flexibilidade.

Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo!

Open chat