Dores na Coluna
Muitas pessoas sentem dores na coluna, um sintoma muito comum, que pode ser leve ou intenso, com duração rápida ou constante. É estimado que todas as pessoas apresentarão pelo menos um episódio de dor nas costas na vida.
Entre as principais causas da dor na coluna, estão a hérnia de disco, artrose e lombalgia. Além disso, o estilo de vida tem um impacto muito grande nas dores, visto que o sedentarismo, obesidade, esforços físicos repetitivos e má postura têm influência na qualidade de vida.
Fatores de risco para as dores na coluna
Embora todas as pessoas possam desenvolver dores na coluna, desde a infância até a velhice, há fatores que podem aumentar os riscos, como a idade avançada, falta de atividades físicas, excesso de peso, levantamento inadequado de peso, tabagismo e condições psicológicas.
Algumas dores na coluna são mais graves, portanto, necessitam de acompanhamento médico. Quando o incômodo se espalha para outras áreas do corpo, proporciona falta de força ou formigamento, é necessário buscar auxílio de um especialista para tratamento.
Tratamento das dores na coluna
É possível tratar alguns casos de dores na coluna de maneira não cirúrgica, como por meio de compressas mornas no local acometido, medicamentos, pomadas, massagens, fisioterapia, alongamentos e acupuntura. Algumas situações exigem intervenção cirúrgica, mas só é possível definir após a avaliação de um ortopedista.
Prevenção das dores na coluna
É importante seguir algumas dicas para prevenir as dores na coluna, como não carregar objetos muito pesados, não ficar em pé por muito tempo, evitar o uso excessivo de salto alto, manter a postura ereta no trabalho, melhorar a postura de modo geral, realizar alongamentos frequentes e praticar exercícios físicos com acompanhamento de um profissional.