Lesão Ligamento Cruzado Anterior
A principal função do ligamento cruzado anterior é fornecer a estabilidade do joelho, dessa forma, é uma importante estrutura. Nos casos de ruptura do ligamento, há dificuldade na realização de atividades físicas, principalmente as que exigem rápidos movimentos ou mudanças de direção.
A lesão deste ligamento propicia instabilidade articular, sendo assim, o paciente se torna mais suscetível a outras lesões no joelho, como na cartilagem ou no menisco.
Essa ruptura geralmente acontece depois de um trauma que causa a torção no joelho, principalmente quando o paciente roda o corpo, mas o pé fica fixo no chão, um movimento que acontece muito nas práticas esportivas.
Sintomas da lesão no ligamento cruzado anterior
Quando ocorre o trauma, o paciente sente dor súbita no joelho normalmente associado a estalido local e que pode provocar o inchaço.
Diagnóstico e tratamento da lesão no ligamento cruzado anterior
Como essa é uma lesão traumática, é necessário buscar ajuda médica o mais rápido possível, especialmente para evitar as lesões mais graves, que exigem um tratamento mais urgente.
O diagnóstico da lesão é realizado por um exame físico ortopédico, que tem o objetivo de avaliar a instabilidade decorrente da lesão no ligamento. O exame aconselhado para confirmar é a ressonância magnética.
Quando a lesão é diagnosticada, deve começar a ser realizado um tratamento para controlar a dor e inchaço no joelho, possibilitando a recuperação do movimento normal da articulação.
O tratamento inicial pode ser feito com fisioterapia, no entanto, a cirurgia de reconstrução do ligamento é o tratamento mais aconselhado, especialmente para os mais jovens, que são mais ativos fisicamente ou realizam atividades diárias.
A cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior é feita por videoartroscopia, com o objetivo de substituir o ligamento lesionado por um enxerto de tendão e ligamento, para restaurar a anatomia normal do joelho.