Tendinites
A tendinite é caracterizada pela inflamação de um tendão, que consiste em uma corda fibrosa de tecido, que é muito resistente e liga os músculos aos ossos.
Geralmente, a tendinite possui causas desconhecidas. Acontece principalmente em idades mais avançadas, uma vez que os tendões se tornam mais fracos e suscetíveis a lesões. Pessoas jovens que realizam exercícios frequentemente também podem ser acometidas pela condição.
A tendinite também pode acometer os tendões dos músculos que ajudam na sustentação, rotação e movimento do ombro, o que é chamado de manguito rotador. Trata-se da causa mais comum de dor no ombro, que ocorre principalmente quando o braço é levantado. Comumente a dor é mais comum à noite, principalmente ao deitar sobre o braço acometido.
Sintomas da tendinite
Os tendões inflamados geralmente ficam mais doloridos quando são pressionados ou movimentados. Além disso, o movimento das articulações que estão próximas ao tendão, ainda que reduzido, pode gerar dor, de acordo com a gravidade da doença.
Quando a tendinite dura um período mais longo, pode causar depósito de cálcio. A região ao redor da articulação pode ser afetada, com sintomas de rigidez e enfraquecimento.
Diagnóstico e tratamento da tendinite
A tendinite é diagnosticada por meio da avaliação de sintomas, resultado do exame físico e exames de imagem, como ressonância magnética ou ultrassom.
O tratamento da tendinite é realizado com o repouso e imobilização da área, compressas de calor ou frio, exercícios físicos, medicamentos anti-inflamatórios e a injeção de corticosteroides na bainha do tendão em alguns casos.